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•Proposta pedagógica


Na escola tradicional, o foco da aprendizagem está     centrado na transmissão do conteúdo e não no aluno.A crença e a prática pedagógicas do Jardim Escola Alvorecer são essencialmente baseadas nos         princípios epistemológicos formulados  originalmente  por  Jean  Piaget.
 Diversos outros autores  como Vigotsky, Wallon, Freinet, Emília Ferreiro, Yves de La Taille e Howard Gardner, dentre  outros,  contribuíram  para  a  elaboração  da  proposta  construtivista  de caráter  sócio-interacionista  que  abraçamos,  acreditando  que  cada  homem  é sujeito e autor de seu próprio conhecimento, ou seja, cada homem interpreta o real à sua maneira, constituindo uma visão de mundo e concepções próprias.
A base dessa construção, no entanto, não é solitária, faz-se no convívio social, na interação do sujeito com o meio e com outros indivíduos.Desde o nascimento, cada indivíduo elabora seu conhecimento do mundo construindo esquemas e estruturas  de  pensamento  que  o  levarão  a  uma capacidade cada vez maior e mais sofisticada de compreender e responder às demandas da realidade. Assim, o desenvolvimento cognitivo é por nós entendido como desenvolvimento global do indivíduo e não apenas intelectual.Na infância, o sujeito vive um período natural de pensamento egocêntrico, no qual percebe o mundo como extensão de si mesmo. Para viver em sociedade, o sujeito precisa “descolar-se de si mesmo”, reconhecendo e interagindo com o outro e com o meio ambiente.Referenciada neste novo olhar sobre a aprendizagem é que o JARDIM ESCOLA ALVORECER irá desenvolver a sua proposta  pedagógica. Assim, enquanto educadores          e          co-responsáveis           pelo     processo          de desenvolvimento  integral  da  criança  e  consciente  do  respeito  que  temos  a condição mais  importante desta fase que é de ser criança, entendemos que a escola deva ser um espaço  lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do  conhecimento, aquisição  de  hábitos e atitudes  que  levem  à  formação  de cidadãos autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos,  conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático,  auto- sustentável e feliz.